Um atelier para ser chamado de nosso

O atelier localizado em um amplo salão em São Caetano do Sul (SP) é a materialização da imensa vontade da Dezíy (Denise Scótolo Ortenzi) em criar um espaço que unisse suas paixões: empreendedorismo, economia compartilhada, cultura de paz e arte.

 

Idealizado com a proposta de ser um ateliê compartilhado, o modelo flerta com o contexto contemporâneo de novas formas de organização do trabalho, da ênfase no uso ao invés da posse e na organização de redes profissionais horizontais.

 

Atualmente o atelier se configura como um coworking para artistas, ou seja, um ateliê compartilhado e que está aberto para receber artistas de diferentes linguagens e que desejem desenvolver seus projetos e pesquisas em um espaço coletivo.

O coração do atelier é o atelier de cerâmica coordenado pela própria Dezíy e no qual ceramistas compartilham espaço, equipamentos e queimas de peças decorativas e utilitárias. Em seu primeiro ano de funcionamento, o atelier de cerâmica recebeu mais de 100 pessoas que participaram de  cursos, oficinas,  workshops e vivências ministrados pela Dezíy e por outros profissionais parceiros, como o renomado ceramista João Felipe Cordeiro e o escultor Luís Pádua Jr. 

 

A COSY Atelier também reside no atelier compartilhado.

Além de produtos criativos e personalizados direcionados ao público em geral, a arquiteta Sylvia DallaPria oferece oficinas práticas para quem quer aprender a desenvolver arte em papelaria e costura criativa.

 

E é no salão principal que se encontram posições de trabalho disponíveis para receberem outros artistas. Pintores, desenhistas, artesãs, designers etc. são bem-vindos a ocuparem uma mesa e a desenvolverem suas atividades. Os artistas-coworkers ocupantes do salão de múltiplo uso encontram diversas vantagens financeiras no modelo. Além de espaço de trabalho eles também têm à disposição toda a estrutura existente no atelier, como banheiro, copa completa, faxina, internet e câmeras de segurança.

 

Mais que um local de trabalho com baixo custo, o atelier da Dezíy é um espaço de criatividade, de convivência, de troca de experiências e de aprimoramento profissional. 

 

Assim como um organismo vivo, o atelier se reorganiza constantemente a fim de oferecer aos seus parceiros e clientes  propostas que atendam às suas necessidades e que sejam economicamente sustentáveis.